terça-feira, 19 de junho de 2012


Organização no Ambiente de Trabalho 




Você se considera um profissional que não possui um ambiente de trabalho muito organizado? E por conta disso suas tarefas não fluem? Então para trabalharmos bem, precisamos estar num ambiente agradável - limpo, organizado, de fácil acesso. Para tanto,uma solução é a utilização dos 5S. Veja como estas cinco palavras japonesas podem fazer a diferença em seu local de trabalho para melhor.

Seiri -  senso de utilização - verifica o que é realmente necessário no ambiente de trabalho ( ferramentas, materiais, papéis etc ). O que não está sendo usado é guardado ou descartado. Este processo melhora à produtividade no trabalho.


Seiton - senso de ordenação - enfoca a necessidade de um espaço organizado. Dispomos os materiais que precisamos no nosso serviço de maneira a melhorar o fluxo do nosso trabalho e eliminando movimentos desnecessários.


Seisõ - senso de limpeza - a limpeza é uma necessidade diária de qualquer ambiente. Geralmente, em escritórios existe uma equipe que faz esta limpeza. Mesmo assim, podemos ajudar jogando o lixo fora, por exemplo. Existe ambientes, como as oficinas por exemplo, onde os funcionários devem fazer esta limpeza. No final do expediente pode-se tomar alguns minutos para executar esta organização

Seiketsu - senso de saúde - este senso pode parecer um tanto metódico, mais é importante. Basicamente, ele padroniza as práticas do trabalho, como manter os materiais juntos, canetas com canetas, livros com livros e assim por diante. Favorece à saúde física, mental e ambiental.

Shitsuke - senso de autodisciplina - quando implantamos os últimos quatro S considerados, aplicamos este quinto S para fazer a manutenção e manter a ordem em nosso ambiente de trabalho. É um tanto difícil, pois é necessário fazer com que os funcionários mantenham à ordem no local de trabalho. 


Uma maneira fácil  que irá facilitar o seu dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário